História

UGT BRAGA

A criação das uniões a nível distrital foi uma aposta da UGT como forma de melhorar a intervenção das estruturas sindicais através de uma política de maior aproximação aos trabalhadores e aos seus locais de trabalho o que implica a existência de estruturas sindicais a nível regional e local para garantir um maior acesso e mais fácil por parte dos trabalhadores, principalmente daqueles que não têm representação sindical nos seus concelhos e distritos.

Em termos gerais, a criação da UGT-Braga inseriu-se numa lógica de estabelecimento de Uniões UGT em todos os distritos do país e nas Regiões Autónomas e foi decidida a sua criação pelo Congresso da UGT, em 2009.

UGT – Braga constituiu-se assim como uma oportunidade e um desafio para os sindicatos com representação no distrito, como um meio privilegiado no estreitamento da cooperação, na capacidade de concertação da atuação, no reforço do diálogo, na negociação e na visibilidade.

Constituiu um passo importante, no sentido de uma pronta e eficaz intervenção sindical, face aos problemas concretos dos trabalhadores vivenciados no dia-a-dia das empresas e nos diferentes setores laborais.

A UGT – Braga teve o seu congresso fundador em 6 de fevereiro de 2010, no Hotel Turismo, em Braga.

Tem como objetivo promover e reforçar a estrutura sindical na região, a ligação com outras instituições, associações empresariais, organizações sindicais não filiadas e Universidades e institutos politécnicos, visando a melhoria da intervenção e o reforço do diálogo social, o melhor acesso ao ensino e uma melhor adequação deste às necessidades dos trabalhadores, assim como reforçar a cooperação com as ONGs e as instituições de solidariedade social.

Pretende ainda intervir junto de grupos específicos, nomeadamente das mulheres, promovendo a igualdade de género, os jovens, procurando melhorar a sua empregabilidade e reforçar a formação sindical e profissional. (ler mais em “Institucionais” – programa de ação 2014 – 2018).