UGT na Cimeira Sindical Ibérica e Conselhos Sindicais Interegionais

A UGT, a congénere portuguesa e as duas centrais sindicais espanholas participam nos dias 15 e 16 de Fevereiro, em Vigo, na 9ª Cimeira Sindical Ibérica.

A UGT fez-se representar pelo seu Secretário-geral, Carlos Silva, pela Secretária Internacional, Catarina Tavares, pelo Secretário Executivo, Sérgio Monte, pela Presidente da Comissão de Mulheres, Lina Lopes, pelos membros do Comité Transfronteiriço, Osvaldo Pinho e Paulo Silva, e pelos dirigentes sindicais César Campos, Helena Ferreira, João da Cruz e Rosa Santos.

Além da análise da situação política, económica, laboral e social na Península Ibérica e na Europa, foram ainda debatidos neste encontro as estratégias comuns de acção sindical dos dois países e da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) face à ofensiva da União Europeia contra os direitos laborais e sociais dos trabalhadores. A crise dos refugiados e a resposta europeia à política migratória, bem como a estratégia sindical sobre a iniciativa da OIT “o Futuro do Trabalho” foram outros pontos ema análise.

Ainda durante esta deslocação a Vigo, os representantes sindicais terão também a oportunidade de estar presentes na Assembleia Acto dos Conselhos Sindicais Fronteiriços (CSIR’s) dos dois países.