Formação 2020 – UGT – Braga

A UGT – Braga, em parceria com o CEFOSAP, iniciou hoje em Braga, um percurso formativo de 200 horas, na área de Cuidador/a de Crianças e Jovens (Nível 2), para trabalhadores desempregados.

Este percurso vai permitir aos formandos adquirir competências para cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens até aos 18 anos, colaborando na execução de atividades ludicopedagógicas, de vida diária e de lazer, promovendo o seu bem­ estar e desenvolvimento integral, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.
Pretende-se assim capacitar os formandos a realizar atividades tais como:
– Colaborar na execução de atividades e tarefas diárias a desenvolver com as crianças e jovens nos diferentes contextos de atuação.
– Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico­pedagógicas, na sua execução, em função das temáticas e dos
conteúdos a desenvolver.
– Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento e realização das atividades programadas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
– Organizar refeições, bem como apoiar crianças e jovens durante o período de refeições.
– Acompanhar e apoiar crianças e jovens nas atividades de higiene pessoal.
– Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem
como dos materiais utilizados.
– Detetar e informar quem exerce as responsabilidades parentais, de eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e dos jovens.
– Registar e reportar superiormente ocorrências.

IN: www.catalogo.anqep.gov.pt › Qualificacoes › Referenciais